top of page
Ementa:
Educar para o digital
Projeto
  • OBJETO: Curso de extensão (20 horas): EDUCAR PARA O DIGITAL

     Conhecimento, estudo, aprofundamento e discussão sobre transformações, linguagens e temáticas presentes na cultura digital, oferecido pelo SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação).

​

  • EMENTA

     O impacto da cultura digital na sociedade contemporânea e os desafios à evangelização. Na era digital, nova percepção da fé e novas religiosidades no ambiente virtual. Surgem novas linguagens e metodologia para as pastorais. A interatividade na educação da fé. Novas sociabilidades com as mídias digitais e novos processos comunicativos.

​

  • JUSTIFICATIVA

     A sociedade atual vive a complexidade de profundas transformações, diferentemente do que ocorreu em outras épocas, e que atingem todas as dimensões da vida humana. Assim, no contexto sociocultural contemporâneo, constata-se o fenômeno de uma crescente fragmentação, “desreferenciação” de sentidos e valores, mas também com pontos positivos e, sem dúvida, progressos em algumas áreas. Uma sociedade contemporânea em que a profunda tarnsformação operada no campo das comunicações se tornou guia e fluxo de grandes mudanças culturais e sociais e, também, religiosas. Pois “as novas tecnologias estão mudando não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma” (...). Está nascendo, assim, afirma Bento XVI, “uma nova maneira de aprender e pensar com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão”. Percebe-se que a consciência intelectual e espiritual está sofrendo transformações e passam por uma necessidade de “renovada avaliação” (Bento XVI- 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais-2011).

     É no contexto da sociedade atual, que a Igreja é chamada a ser discípula-missionária, no seguimento de Jesus. Em meio a atitudes e controvérsias de um mundo conturbado, a Igreja é convidada a renovar sua vocação profética buscando seus referenciais a partir da Gaudium et Spes, Evangelii Nuntiandi e Evangelii Gaudium para uma nova evangelização. São documentos que abrem a Igreja no seu pensar e na sua prática para um diálogo entre fé e cultura. Para viver a atitude de uma “Igreja em saída” como pede o papa Francisco, a Igreja precisa colocar-se e movimentar-se dentro da cultura atual- a cultura digital. Para isso, é necessário não somente ser usuário dos equipamentos, mas educar-se para o digital, na compreensão da sua lógica e, sobretudo, das linguagens e metodologias. A “nova arquitetura da comunicação”, em rede, requer novos paradigmas que acabam por incidir na transmissão e vivência da fé, nas mais diversas pastorais. Trata-se de refletir sobre os desafios para a Igreja na era digital, caracterizada pela interconectividade onde surgem novas modalidades de comunicação e espaços de relacionamento.

​

  • OBJETIVO

     Levar os estudantes a refletirem sobre a comunicação, como elemento articulador das mudanças da sociedade, hoje; compreender as novas linguagens e novos paradigmas introduzidos pelo digital e sua incidência na transmissão e vivência da fé; contribuir para que a missão essencial da Igreja –evangelizar - possa se desenvolver no diálogo entre fé e cultura (EN. 20). Propiciar aos estudantes a oportunidade de conhecer a evolução do pensamento da Igreja sobre a comunicação, e as novas religiosidades que emergem no novo ambiente digital e são desafios para a Igreja na era digital.

​

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1.  A era digital: características principais de uma sociedade em contínua transformação. Por que educar-se para o digital? (aspectos positivos e possível discussão). Necessidade de um olhar crítico.

  2. O fio condutor da evangelização: Gaudium et Spes, Evangelii Nuntiandi, Evangelii Gaudium. A abertura para o diálogo entre fé e cultura.

  3. Percurso da Comunicação na missão da Igreja até chegar no digital. A Igreja nas redes.

  4. O mundo digital e sua incidência na transmissão e vivência da fé. Nova percepção da fé, novas religiosidades no ambiente virtual. A interatividade, novos espaços de relacionamento. Mídia e religião.

  5. Catequese e novas mídias.

​

  • BIBLIOGRAFIA

CNBB- Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 99. Brasília: CNBB/São Paulo: Paulinas, 2014.

CORAZZA, Helena. Educomunicação: formação pastoral na cultura digital. São Paulo: Paulinas, 2016. CORAZZA, H.; OTTAVIANI, E.; NASCIMETO DE JESUS, L. Homilia: espaço para comunicar esperança.São Paulo: Paulinas/SEPAC, 2017.

DI FELICE. Massimo (org.). Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. São caetano do Sul (SP): Difusão editora, 2008. --------------------------- Net-ativismo: da ação social para o ato conectivo. São Paulo: Paulus Editora, 2017.

FRANCISCO. Evangelii Gaudium, n.198. São Paulo: Paulinas, 2013

GASPARETTO, Paulo R. Midiatização da religião: processos midiáticos e a construção de novas comunidades de pertencimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

LOPES, Geraldo. Gaudium et Spes: texto e comentário. São Paulo: Paulinas, 2011.

PAULO VI. Evangelii Nuntiandi, n.85. São Paulo: Paulinas, 1976.

PUNTEL, Joana T. Comunicação: diálogo dos saberes na cultura midiática. São Paulo: Paulinas/SEPAC, 2010. ------------------------ Igreja e sociedade: método de trabalho na comunicação. São Paulo: Paulinas, 2015.

PUNTEL, Joana T. A Transmissão da fé na nova arquitetura da comunicação contemporânea, Horizonte: revista de estudos de Teologia e Ciências da Religião da PUC Minas. V. 15, n.46,abril/junho 2017. http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/issue/view/930

RECUERO, Raquel. A conversação em rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012.

SÁ MARTINO, Luís M. Mídia, religião e sociedade. São Paulo: Paulus Editora, 2016 --------------------------- Teoria das Mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. Petrópolis: Vozes, 2014.

SBARDELOTTO. Moisés. E o Verbo se fez bit: a comunicação e a experiência religiosas na internet. Aparecida (SP): Santuário, 2012. -------------------------------- E o Verbo se fez rede: religiosidades em construção no ambiente digital. São Paulo: Paulinas/SEPAC, 2017. SILVEIRA, Emerson S.;

AVELLAR, Valter (orgs). Espiritualidade e sagrado no mundo cibernético. Recife: Universidade Católica de Pernambuco; São Paulo: Loyola, 2014.

SPADARO, Antonio. Ciberteologia: pensar o Cristianismo nos tempos da rede. São Paulo: Paulina, 2012. ------------------------- WEB 2.0 redes sociais. São Paulo: Paulinas, 2013.

CURSO MEIOS DE COMUNICAÇÃO

// 23 a 25 de fevereiro de 2018

Curso ministrado pela

Irmã Joana Puntel, fsp

Faça aqui sua inscrição para o

CURSO DE FORMAÇÃO EM

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

O CURSO DE FORMAÇÃO EM MEIOS DE COMUNICAÇÃO, tem início na sexta-feira (23/02), às 20h e continuará no sábado (24/02) a partir das 8h e no domingo (25/02), sempre encerrando às 17h.

Investimento: R$50,00 sem o almoço

                          R$75,00 com almoço

Informações: (21)2717-1855

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page